16 Comentários

  1. Cassiano Cavalheiro

    td blz? testei e gostei do driver, mas eu gosto de trabalhar usando somente a query, faço a conexão usando a paleta e uso o ibquery e o ibtransaction , uso o firebird, não consigo usar o sqlquery(dbexpress) porque não tem o transaction, tem algum jeito de usar o sqlquery? pois nos comentários to mundo prefere a conexão pelo dbexpress, desde já agradeço vlw.


  2. Fala Cassiano, então você pode usar o SqlQuery sim, mas terá que usar toda a Suíte de componentes do DBExpress. Além disso o SqlQuery é Unidirecional. O controle de transação no DBExpress é diferente dos componentes da Paleta do Interbase. Vou inclusive fazer um post sobre Transações no DBExpress. Abraços!

  3. Marcilio

    o meu esta dando erro: Failure ti Connect: Can’loard library:fbclint.dll


  4. Oi Marcílio, obrigado pela visita! Faz um teste, coloca a “fbclient.dll” na mesma pasta do aplicativo. Abraços!

  5. LUIZ ALBERTO

    no meu nao deu certo, ta dando a seguinte mensagem: failure to conect: you user name and password are not defined. Ask your database administrator to set upa firebird login. unsuccessful execution caused by a system error that precludes successful execution of subsequent stantments
    error cod : 152


  6. Oi Luiz! Esse erro geralmente ocorre quando não se informa o usuário e/ou senha corretamente. Lembrando que o usuário padrão do Firebird é “SYSDBA” e a senha é “masterkey”. Confere se você informou assim no seu componente de conexão. Abraços!

  7. LUIZ ALBERTO

    BOA NOITE FELIPE.
    JA VERIFIQUEI TODAS ESSAS ALTERNATIVAS, USER E PASSWORD CORRETOS , O ERRO CONTINUA..


  8. Boa noite Luiz. Você está usando o componente SQLConnection para fazer a conexão certo? Faz o seguinte, dá dois cliques sobre ele e envia para o meu e-mail (contato@delphiparainiciantes.com.br) a imagem dos parâmetros de configurações pra eu dar uma olhada por favor. Abraços!

  9. Hendrickson

    Amigo Felipe,
    Boa tarde!
    Pesquisando sobre FIREBIRD com Delphi 7, deparei-me com seu blog, gostei e foi o único que encontrei sobre tal assunto que precisava. Parabéns. Tem apenas 5 meses que estou me informando sobre o Firebird com Delphi, e engraçado, assisti seu vídeo e o segui lentamente, esta instalação fiz em um computador com WIN 7 (64 bits) e funcionou legal.
    Mas fui instalar em outro, com a mesma configuração, não dá erro, consegui inserir todos os componentes. Configurar o SqlConnection, fiz a conexão normal, inseri o SimpleDataSet, DataSource, liguei todos, configurei o “Command Type = ctQuery, mas quando vou configurar o “Command Text Editor”, as TABELAS NÃO APARECECEM. Agradeço desde já atenção.


  10. Olá Hendrickson, obrigado pela visita e pelas palavras! Você deve ter pulado algum passo ou deve estar faltando a dll do Firebird. Provavelmente a conexão não está sendo feita, por isso as tabelas não aparecem. Dá alguma mensagem de erro?

  11. Ronaldo Santos

    Usando delphi 7 e IBExpert para minha base de dados.
    E seguindo as configurações no delphi 7 com os componentes. SimpleDataSet1,SQLConnection1 e DataSource1.

    Fiz a conexão com meu arquivo FDB, e tive sucesso. Mais estou recebendo a mensagem quando vou adicionar os campos da tabela.
    Mensagem de erro: ERROR LOADING MIDAS.DLL
    ESTOU ME PROGRAMANDO PARA INICIAR MEU CURSO DE DELPHI, AQUI.


  12. Fala Ronaldo! Obrigado pela visita!!

    Experimenta declarar no seu datamodule ou formulário principal na seção Uses o seguinte: MidasLib

    Te aguardo no curso!

    Abraços!

  13. Durva Nunes

    Felipe.
    Boa tarde.
    Sempre usei o delphi 7 com firebird, fazendo todas as transações numa boa, mais ultimamente estou trabalhando com uma aplicação em delphi 10, acessando normalmente o banco com dbexpress, só que estou querendo fazer um update passando parâmetros e não estou conseguindo.
    Você tem alguma dica como fazer isso Update).

    Durval.


  14. Olá Durval, desculpe a demora, tive uns problemas particulares e me afastei um pouco. Acredito que já tenha encontrado a solução, mas vou responder assim mesmo para poder ajudar a outras pessoas também. Com o dbExpress você pode utilizar o componente SQLQuery. Nele basta você configurar a propriedade SQL.

    Exemplo:

    UPDATE USUARIOS SET ATIVO = :ATIVO

    Nesse exemplo o parâmetro é :ATIVO, então para executar a query basta chamar o seguinte código:

    SQLQuery.Close;
    SQLQuery.ParamByName(‘ATIVO’).AsString:=’S’;
    SQLQuery.ExecSQL;

    Abraços!

  15. Arthur Schommer

    Muito bom o tutorial, mas estou com um aqui “Unable to load dbexpUIBfire15.dll (ErrorCode 126). It may be missing from the system path..”

    Na verdade não entendi o que devo fazer com o arquivo dbexpUIBfire15.dll… é pra colocar na mesma pasta do .ini?

    Agradeço desde já!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *