Delphi é uma Linguagem de Programação?

Delphi é uma Linguagem de Programação?

Volta e meia alguém me pergunta: Delphi é uma linguagem de programação?

Este é um assunto que tem muita “discussão” e gera alguma polêmica entre a comunidade de Programadores Delphi. Cada um tem uma forma de enxergar a ferramenta e definir o que seria realmente o Delphi. Por isso sempre surge a dúvida: Delphi é uma linguagem de programação? Uma IDE?

Então, queria deixar claro aqui, que também vou apenas expressar a minha opinião e visão sobre o assunto. E gostaria que vocês participassem e dessem suas opiniões nos comentários. 🙂

Quando comecei a programar em Delphi, por volta de 2003… 2004, todos que mencionavam a ferramenta diziam que programavam em Delphi. Então a gente acaba se acostumando a dizer que programa em Delphi.

Mas afinal, Delphi é uma linguagem de programação?

No site da Embarcadero Technologies, empresa atualmente desenvolvedora do Delphi, a definição da ferramenta é a seguinte:

Delphi é a mais poderosa IDE e biblioteca de componentes Object Pascal para desenvolvimento de aplicativos nativos multiplataforma com serviços de nuvem flexíveis e ampla conectividade IoT.

Eu acho que ninguém melhor do que a própria desenvolvedora da ferramenta para definir o conceito do seu produto. Portando, na minha visão, fica bem claro que Delphi não é uma linguagem de programação. E sim, uma ferramenta de desenvolvimento baseada na geração mais atual do Object Pascal.

Muitos dizem que a partir do Delphi 7 o Object Pascal passou a ser conhecido como Delphi Language. De repente essa ideia tenha causado toda essa confusão. Mas, eu sigo forte na minha opinião e enxergo o Delphi como uma IDE.

Pascal x Object Pascal

Outro ponto que confunde bastante quando tocamos neste assunto, é quando se fala em Pascal e Object Pascal.

Curiosidade:

Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático e físico Blaise Pascal. A linguagem Pascal foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth.

No Pascal não se trabalha com objetos. O Pascal é uma linguagem procedural, isso significa que você tem apenas procedimentos e funções. Mas nada impede de manipular janelas e outros objetos gráficos programando desta forma.

Object Pascal é uma ramificação da linguagem Pascal, só que com conceitos de orientação a objetos. A linguagem Object Pascal trabalha com objetos. E cada objeto possui suas propriedades e também métodos (funções que pertencem àquele objeto).

Portanto, a linguagem Object Pascal possui os quatro princípios essenciais da orientação a objetos:

  • Abstração de dados
  • Encapsulamento
  • Herança
  • Polimorfismo

Alguns termos que nós utilizamos quando tocamos neste assunto, também causam uma certa dúvida. Então vou tentar definir alguns significados de siglas que geralmente fazem parte das nossas conversas.

IDE – Integrated Development Environment (Ambiente Integrado de Desenvolvimento)

É um ambiente de integra várias ferramentas de desenvolvimento dentro de um único sistema. Esta integração permite que nos movamos rapidamente entre elas, aumentando a produtividade.

Geralmente as IDEs facilitam a técnica de RAD (Rapid Application Development, ou “Desenvolvimento Rápido de Aplicativos”). Que visa a maior produtividade dos desenvolvedores.

Algumas características encontradas na IDEs:

  • Editor de texto para escrever o código-fonte do programa na linguagem suportada pela IDE;
  • Compilador para traduzir o código-fonte do programa e transformar em linguagem de máquina;
  • Depurador para ajudar a encontrar e corrigir possíveis erros no código-fonte;
  • Dentre outras…
GUI – Graphic User Interface (Interface Gráfica com o Usuário)

É um tipo de interface com o usuário que permite a interação com dispositivos digitais por meios de elementos gráficos. Não restrita apenas a textos ou caracteres. E que faz uso de um conjunto de ferramentas que inclui dentre outros, janelas e botões. Onde a interação é feita geralmente através do mouse ou teclado.

API – Application Program Interface (Interface de Programação de Aplicação)

Uma API permite que um programador escreva programas que fazem uso das funções de determinados sistemas. É a forma de um programa “conversar” com um sistema operacional por exemplo.

RAD – Rapid Application Development (Desenvolvimento Rápido de Aplicativos)

É o termo usado para definir ferramentas que estimulam o design visual da interface gráfica. Com alta reutilização de componentes, de forma a produzir uma aplicação no menor tempo possível.

Conclusão:

A ideia do artigo foi tentar ajudar a responder a pergunta: Delphi é uma linguagem de programação? Na minha opinião, o Delphi é uma IDE e ferramenta RAD de desenvolvimento baseada na linguagem de programação Object Pascal. Como a própria Embarcadero define: “É a mais poderosa IDE e biblioteca de componentes Object Pascal para desenvolvimento de aplicativos nativos multiplataforma com serviços de nuvem flexíveis e ampla conectividade IoT”.

Espero que tenham gostado. 🙂

Deixe seu comentário abaixo.


QUER APRENDER A PROGRAMAR EM DELPHI? CLIQUE AQUI!