Sobre

FELIPE MACHADO – FUNDADOR DO BLOG E DESENVOLVEDOR DELPHI

Menos de 5 minutos…

Esse é o tempo que eu levo hoje para montar um “quebra-cabeça” que eu achava impossível de se resolver, e, que já havia perdido horas e horas tentando finalizá-lo…

E sinceramente, tem gente que nunca vai conseguir montar, mas não por falta de habilidade ou conhecimento. Eu achava que ia passar a vida toda sem nunca conseguir resolver… mas vamos lá, já vou explicar melhor, antes deixa eu me apresentar.

Meu nome é Felipe Machado, sou programador Delphi desde 2007, quando me formei em Ciência da Computação, e fundador aqui do blog Delphi Para Iniciantes.

Seja muito bem-vindo! 🙂

É com grande prazer e satisfação que resolvi criar este blog para ajudar a todos que desejam estudar e realmente aprender a utilizar esta ferramenta de desenvolvimento fantástica que é o Delphi.

Conheci o Delphi por volta de 2003… 2004. Eu cursava a faculdade e tive uma matéria que explorava muito superficialmente o Delphi e mais especificamente a linguagem Pascal. Na época utilizávamos o “Turbo Pascal” para estudar a linguagem.

Assim que vi pela primeira vez a IDE do Delphi (que por sinal a primeira versão que tive contato foi o Delphi 5) fiquei muito interessado pelo ambiente agradável de desenvolvimento e pelas inúmeras funcionalidades que eu tinha em minhas mãos.

A partir daí passei pelas versões 6, 7, 2010, Delphi for PHP, XE3, XE7, XE8, Delphi 10 Seattle… e continuo sempre acompanhando as novas versões.

Por que eu disse que o Delphi é fantástico?
R: Porque consigo desenvolver soluções que atendam a uma infinita necessidade do mercado de diferentes nichos.

Além disso, o Delphi simplesmente faz parte de toda a minha carreira profissional.

O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor e totalmente compatível com os diversos bancos de dados mais conhecidos do mercado.

Hoje, graças a sua evolução, com o Delphi você já consegue desenvolver sistemas para diversas plataformas além do Windows, como Mac, Android, iOS e seus dispositivos.

O CUBO MÁGICO

Voltando ao quebra-cabeça do início…

É quase certo que você já tenha tentado montar um Cubo de Rubik, também conhecido como Cubo Mágico.

O cubo é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974. E é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo.

Assim como qualquer um que não saiba a técnica, eu levaria uma vida inteira. E dificilmente iria conseguir montar se não tivesse me interessado em aprender realmente o algoritmo para resolver o quebra-cabeça.

E acredite, depois disso ficou incrivelmente fácil! 🙂

Se você quer se bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.”
– Ayrton Senna da Silva

Mas o que esse cubo ou quebra-cabeça tem a ver com Delphi, comigo ou com o blog?

A mensagem que quero te passar, é de que todos nós temos a capacidade de aprender qualquer coisa. Basta realmente se dedicar e estudar que tudo passa a acontecer.

E pode reparar, depois que se aprende realmente, o que parecia complicado se torna simples!

Estou disposto a te passar todo o conhecimento que adquiri e ainda venho aprendendo ao longo da minha jornada. Não sou nenhum guru ou mago do assunto, mas espero poder ajudar com tudo o que eu sei.

Como comentei antes, o Delphi faz parte de toda minha vida profissional. E eu espero realmente que possa te ajudar um pouco a construir o seu caminho.

Qualquer comentário, crítica e/ou sugestão será muito bem recebido.

Um grande abraço,
Felipe Machado.

12 Comentários

  1. Helio da Silva dos Santos

    Boa noite
    Assisti às suas video aulas e achei muito interessantes. Eu vim do Clipper e estou adaptando meus aplicativos para o delphi e tenho uma dúvida: No movimento do Caixa, por exemplo, o que é melhor: Executar os cálculos no programa (ambiente do delphi) ou através de gatilhos no BD (estou usando Firebird). Você poderia mostrar um exemplo?
    Desde já agradeço a atenção.


  2. Oi Helio, primeiramente desculpe a imensa demora!! Que bom que está migrando para o Delphi. Então, confesso que não sou muito fã de Triggers (gatilhos), mas isso é uma opinião pessoal. Eu pessoalmente acho a manutenção das Triggers mais complicada, prefiro fazer na aplicação mesmo. Vou fazer um post sobre Triggers atendendo o seu pedido. Abraços!

  3. William Bezerra

    Olá Felipe Machado tudo bem?
    Sou iniciante em delphi, e eu que nem você me apaixonei pela linguagem e a IDE de primeira vista, quero focar em aplicações moveis e comercial, estou fazendo faculdade de sistemas de informação e estou muito ansioso para aprender delphi e agora que encontrei este blog, creio que ira me auxiliar muito, conto com você e todos os parceiros que logo mais acredito eu que vamos ter, desde já agradeço a iniciativa e os futuros auxilios.


  4. Fala William! Fico feliz em receber a sua visita por aqui, seja bem-vindo! Espero que eu consiga te ajudar através do blog. Programar em Delphi é muito legal cara. Espero que tenha uma trajetória de sucesso. Abraços!

  5. Alexandro Sousa

    Olá Felipe, Bom dia amigo! Sou iniciante e gostaria de saber se você tem algum modelo de agenda de tarefas com calendário de que mostrar em destaque nos dias que estão marcado em cores diferentes.
    Obs: Se marcar para o dia 07 o dia sete no calendário estará em negrito ou com alguma cor.
    E para agendar seria nome, telefone, contato, data inicial e data final e posteriormente visualizar clicando no dia no calendário para mostrar o que foi marcado neste dia. Teria como fazer isso ou ter um modelo igual ou parecido.


  6. Bom dia Alexandro! Eu não tenho nenhum modelo pronto de calendário, mas já fiz algo parecido há um tempo atrás sim e lembro que utilizei o componente nativo do Delphi dbCtrlGrid (paleta Data Controls). Com ele você consegue controlar cada dia em separado. E você tem também a possibilidade de utilizar o MonthCalendar (paleta Win32), esse é nativo do Delphi, mas dá uma olhada no sMonthCalendar, da suíte de componentes AlphaControls. Ele é pago, mas tem uma versão Free bem completa. Abraços!

    Exemplo utilizando sMonthCalendar: sMonthCalendar

  7. diogo

    Cara parece que finalmente achei um professor bom de DELPHI !! Pelo amor de deus coloca seu curso na plataforma da UDEMY !!!!! Lá so tem um rapaz com curso de delphi mas é muito ruim.


  8. Fala Diogo! Pow cara, muito obrigado pelas palavras, fiquei muito feliz!! 🙂 Espero que eu consiga passar minha mensagem, que é ensinar a programar em Delphi. Vou dar uma olhada agora mesmo no Udemy, obrigado pela dica. Qualquer dúvida é só me escrever. Abração!

  9. Marcelo Moura

    Bom dia Felipe.
    Qual a versão da IDE que é utilizado no seu curso ?


  10. Bom dia Marcelo, tudo bem?
    No curso eu utilizo o Delphi 7, que apesar de ser bem antiga é uma das versões mais estáveis e tem a IDE mais amigável pra quem está iniciando. Além disso eu fiz uma pesquisa com meu público que acessa o blog e a maioria optou que eu fizesse o curso com o Delphi 7. Mas com certeza quem fizer o curso vai programar nas versões mais recentes sem nenhum problema. No curso eu utilizo somente componentes nativos e continuados do Delphi. Abri uma nova turma nessa semana, só estou liberando o cadastro por e-mail. Caso tenha interesse é só me avisar que te mando o link. 🙂
    Abraços.

  11. Marcus Vinicius Braga

    Olá Felipe!

    Parabéns pelo site!
    Também sou programador em Delphi desde a versão 1.0 (1995) e monto o Rubik Cube!
    Concordo com você que o Delphi é tudo de bom.

    Passei por aqui para verificar algumas informações sobre o TMaskEdit. Estou tentando estudar um para Firemonkey a pedido de um colega.

    Desejo sucesso!
    Forte abraço e fica com Deus.
    Parabéns novamente.


  12. Oi Marcus, obrigado pela visita! Espero que o artigo tenha te ajudado. Seja sempre bem-vindo!! Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *