Resolvi fazer este artigo para falar um pouco sobre a carreira de Programador Delphi. Não se esqueçam que minha opinião é um pouco tendenciosa. Já que eu sou um amante da programação e desenvolvedor Delphi. 😀

Brincadeiras a parte…

Quando entrei na faculdade, eu não tinha a menor ideia do que era Linguagem de Programação. O que eu tinha certeza, era que eu gostava muito de mexer em computador e pronto.

Desde novo sempre fui curioso e sempre tive interesse pela informática. Lembro quando meu pai comprou nosso primeiro computador. Se não me engano foi um Pentium 166 MHz, isso na década de 90.

A partir daí, meu interesse aumentou cada vez mais e entrei de vez para o mundo da informática.

Mas o meu contato era apenas de curioso, e claro, sempre gostei muito de jogar. Tive a sorte grande do meu primeiro emprego ter sido numa Lan House.

E foi durante esse trabalho, que comecei a aprender também montagem e manutenção de computadores. E me aproximei ainda mais do mundo real da informática e da área de T.I.

Em 2002 então, eu entrei para a faculdade de Ciência da Computação e agora sim, o negócio tinha ficado sério! Lembro até hoje da minha primeira semana de aula.

Eu era uma dos mais novos da turma. No intervalo eu escutava a galera mais velha conversando sobre L.P. e não tinha a mínima ideia do que se tratava. Era algoritmo pra lá e pra cá, e eu completamente perdido.

A primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi pesquisar sobre tudo que havia escutado. A partir daí eu tive que tomar uma decisão. E foi então que eu tive a certeza que realmente eu queria aprender a programar.

CARREIRA DE PROGRAMADOR DELPHI

A carreira de programador Delphi é muito interessante para quem escolhe se tornar um desenvolvedor. O Delphi utiliza a Linguagem Pascal, que é uma linguagem de programação estruturada bem agradável de se trabalhar.

Geralmente se escolhe Pascal para ensinar programação. E não obrigatoriamente o profissional precisa ter uma formação superior. Para se tornar programador Delphi ou para desenvolver em qualquer outra linguagem, basta ser autodidata.

Mas quanto maior o seu conhecimento técnico de todos os elementos que envolvem a programação melhor. Além disso, para algumas empresas, a formação superior é pré-requisito para contratação.

O programador Delphi pode desenvolver sistemas para os mais variados nichos do mercado. Por isso muitos desenvolvedores são autônomos. Mas isso não quer dizer que o programador Delphi não tenha espaço no mercado CLT.

Grande parte dos sistemas desktop que rodam em mercados, restaurantes, postos de combustíveis… são desenvolvidos utilizando o Delphi.

Por isso a demanda é grande e existem grandes empresas contratando no mercado. Empresas que chegam a ter mais de 50 programadores Delphi na sua grade de funcionários.

Um fator muito importante para quem desenvolve em Delphi, é que a ferramenta está em constante atualização. Sempre acompanhando a evolução da tecnologia.

Hoje em dia, com o Delphi podemos desenvolver aplicações para várias plataformas: desktop, mobile, nuvem e banco de dados.

A faixa salarial do programador Delphi varia de acordo com o conhecimento e tempo de experiência do profissional. E com certeza vale a pena investir na carreira de programador Delphi.

Por outro lado,  caso você decida ser autônomo ou empresário, também não irá se arrepender. Como eu disse anteriormente, a demanda é grande!


QUER APRENDER A PROGRAMAR EM DELPHI? CLIQUE AQUI!


Deixe um comentário