DELPHI PARA

INICIANTES

APRENDA DELPHI

Torne-se um programador de sucesso!

Auto Incremento Com Firebird e DBExpress no Delphi

É possível criar um campo auto incremento com Firebird e DBExpress no Delphi? Geralmente quando chega nesse ponto, muitos programadores que estão iniciando “travam”. E é meio complicado mesmo, mas, é possível.

AUTO INCREMENTO COM FIREBIRD E DBEXPRESS NO DELPHI

Existe a possibilidade de se trabalhar com tabelas de “id”, que faz esta função de controlar um campo auto incremento. Mas não é recomendável, pois pode haver duplicação de valores.

No início eu utilizei muito desta prática e tive sérios problemas. Quando se usa uma tabela para fazer este tipo de controle, você corre grande risco de duplicação de chave. E isso vai te trazer dor de cabeça.

O campo auto incremento não existe no Firebird. Esse recurso tem que ser programado através do uso de um generator. Que deve ser criado diretamente no seu bando de dados.

O que são generators?

São contadores de valores inteiros. Contador este que você pode incrementar ou decrementar um determinado valor. Os generators são muito úteis quando se tem, por exemplo, uma tabela de cadastro de produtos. Onde cada produto terá que ter um código único. O qual é uma chave primária e não pode haver em hipótese alguma repetição de valor.

Geralmente, o uso de campos auto incremento está associado a um campo chave na sua tabela. Por isso, se torna um componente muito importante no seu banco de dados.

Com a utilização de um generator, a sua programação se torna mais segura e confiável. Pois fica garantido que não haverá duplicação de valores. Logo, a integridade do seu banco de dados está garantida.

Assista ao vídeo abaixo e veja na prática e com detalhes, como criar e manipular um campo auto incremento utilizando um banco de dados em Firebird com conexão DBExpress no Delphi 7.

Link: http://youtu.be/rKiZ0FXOO2w

Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.