DELPHI PARA

INICIANTES

APRENDA DELPHI

Torne-se um programador de sucesso!

Dataware x Não Dataware – DBEdit x Edit

Dataware x Não Dataware – DBEdit x Edit, eis a questão… Essa é uma questão muito abordada em diversos fóruns e grupos de programadores Delphi, principalmente aos que estão iniciando.

Atendendo a alguns pedidos, resolvi fazer este post para expor minha opinião e demonstrar na prática alguns prós e contras sobre Dataware X Não Dataware – DBEdit X Edit.

DATAWARE x NÃO DATAWARE – DBEDIT x EDIT

A principal diferença entre esses dois tipos de componentes, é o fato dos dataware se conectarem diretamente ao campo na sua tabela de dados. Já os não dataware, são componentes que precisam de programação para que as informações sejam enviadas ao banco de dados.

Portanto, uma vantagem dos dataware, é a praticidade e a economia de tempo no desenvolvimento do projeto, já que você irá escrever algumas linhas de códigos a menos.

Outra vantagem, seria no tratamento de alguns campos. Por exemplo, um campo do tipo inteiro, usando um componente não dataware (TEdit…), você teria que programar para este componente não aceitar letra ou qualquer outro caractere que não fosse um número inteiro.

Já no componente do tipo dataware (TDBEdit…), esse controle é feito pelo próprio componente, já que ele está ligado diretamente na tabela.

A vantagem dos não dataware, se deve ao fato de simplesmente não terem que estar com uma tabela conectada em full time. Assim você tem mais controle da sua aplicação, acessando apenas as tabelas no momento exato da gravação dos dados.

Se me perguntarem qual dos dois eu uso, vou responder que uso os dois. Dependendo do tipo de projeto, hora eu uso um, hora uso outro. Mas confesso que apesar do trabalho extra, eu prefiro os não dataware. Eu acho que a aplicação fica mais na sua mão entende?

Quanto ao desempenho, até hoje não percebi nada que me fizesse notar essa diferença entre um ou outro. Acredito que a forma como se programa sim, pode atrapalhar.

Já ouvi falar também, que os dataware tem uma certa influência na corrupção de tabelas. Pode ser que faça algum sentido sim, afinal, os dataware estão sempre ativos na tabela. Mas, eu nunca tive nenhum problema mais sério em utilizar componentes dataware.

Gravei o vídeo a seguir para exemplificar na prática como funcionam esses dois tipos de componentes.

Link: https://youtu.be/WGjddpwaLZQ

Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo.