Delphi é uma Linguagem de Programação?

Volta e meia alguém me pergunta: Delphi é uma linguagem de programação?

Este é um assunto que tem muita “discussão” e gera alguma polêmica entre a comunidade de Programadores Delphi. Cada um tem uma forma de enxergar a ferramenta e definir o que seria realmente o Delphi. Por isso sempre surge a dúvida: Delphi é uma linguagem de programação? Uma IDE?

Então, queria deixar claro aqui, que também vou apenas expressar a minha opinião e visão sobre o assunto. E gostaria que vocês participassem e dessem suas opiniões nos comentários. 🙂

Quando comecei a programar em Delphi, por volta de 2003… 2004, todos que mencionavam a ferramenta diziam que programavam em Delphi. Então a gente acaba se acostumando a dizer que programa em Delphi.

Mas afinal, Delphi é uma linguagem de programação?

No site da Embarcadero Technologies, empresa atualmente desenvolvedora do Delphi, a definição da ferramenta é a seguinte:

Delphi é a mais poderosa IDE e biblioteca de componentes Object Pascal para desenvolvimento de aplicativos nativos multiplataforma com serviços de nuvem flexíveis e ampla conectividade IoT.

Eu acho que ninguém melhor do que a própria desenvolvedora da ferramenta para definir o conceito do seu produto. Portando, na minha visão, fica bem claro que Delphi não é uma linguagem de programação. E sim, uma ferramenta de desenvolvimento baseada na geração mais atual do Object Pascal.

Muitos dizem que a partir do Delphi 7 o Object Pascal passou a ser conhecido como Delphi Language. De repente essa ideia tenha causado toda essa confusão. Mas, eu sigo forte na minha opinião e enxergo o Delphi como uma IDE.

Pascal x Object Pascal

Outro ponto que confunde bastante quando tocamos neste assunto, é quando se fala em Pascal e Object Pascal.

Curiosidade:

Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático e físico Blaise Pascal. A linguagem Pascal foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth.

No Pascal não se trabalha com objetos. O Pascal é uma linguagem procedural, isso significa que você tem apenas procedimentos e funções. Mas nada impede de manipular janelas e outros objetos gráficos programando desta forma.

Object Pascal é uma ramificação da linguagem Pascal, só que com conceitos de orientação a objetos. A linguagem Object Pascal trabalha com objetos. E cada objeto possui suas propriedades e também métodos (funções que pertencem àquele objeto).

Portanto, a linguagem Object Pascal possui os quatro princípios essenciais da orientação a objetos:

Alguns termos que nós utilizamos quando tocamos neste assunto, também causam uma certa dúvida. Então vou tentar definir alguns significados de siglas que geralmente fazem parte das nossas conversas.

IDE – Integrated Development Environment (Ambiente Integrado de Desenvolvimento)

É um ambiente de integra várias ferramentas de desenvolvimento dentro de um único sistema. Esta integração permite que nos movamos rapidamente entre elas, aumentando a produtividade.

Geralmente as IDEs facilitam a técnica de RAD (Rapid Application Development, ou “Desenvolvimento Rápido de Aplicativos”). Que visa a maior produtividade dos desenvolvedores.

Algumas características encontradas na IDEs:

GUI – Graphic User Interface (Interface Gráfica com o Usuário)

É um tipo de interface com o usuário que permite a interação com dispositivos digitais por meios de elementos gráficos. Não restrita apenas a textos ou caracteres. E que faz uso de um conjunto de ferramentas que inclui dentre outros, janelas e botões. Onde a interação é feita geralmente através do mouse ou teclado.

API – Application Program Interface (Interface de Programação de Aplicação)

Uma API permite que um programador escreva programas que fazem uso das funções de determinados sistemas. É a forma de um programa “conversar” com um sistema operacional por exemplo.

RAD – Rapid Application Development (Desenvolvimento Rápido de Aplicativos)

É o termo usado para definir ferramentas que estimulam o design visual da interface gráfica. Com alta reutilização de componentes, de forma a produzir uma aplicação no menor tempo possível.

Conclusão:

A ideia do artigo foi tentar ajudar a responder a pergunta: Delphi é uma linguagem de programação? Na minha opinião, o Delphi é uma IDE e ferramenta RAD de desenvolvimento baseada na linguagem de programação Object Pascal. Como a própria Embarcadero define: “É a mais poderosa IDE e biblioteca de componentes Object Pascal para desenvolvimento de aplicativos nativos multiplataforma com serviços de nuvem flexíveis e ampla conectividade IoT”.

Espero que tenham gostado. 🙂

Deixe seu comentário abaixo.


QUER APRENDER A PROGRAMAR EM DELPHI? CLIQUE AQUI!