DELPHI PARA

INICIANTES

APRENDA DELPHI

Torne-se um programador de sucesso!

Afinal, o Delphi Morreu?

Quando me perguntam se o Delphi morreu, eu respondo que não morreu e nem irá morrer!

O Delphi se encontra em boa parte das empresas. E até hoje é uma linguagem que está fortemente no mercado, e não é à toa.

Existem ainda diversos cursos e o mais importante é que a ferramenta vem evoluindo. E tudo está em pleno desenvolvimento, sempre com novas funcionalidades e novas versões (1).

O Delphi, que já foi produzido pela Borland/CodeGear, desde 2008 é produzido pela Embarcadero. Que por sinal vem fazendo um excelente trabalho!

O DELPHI ENTRE AS FERRAMENTAS MAIS POPULARES DO MUNDO

De acordo com Dormevilly Tertius, diretor técnico da desenvolvedora Embarcadero, empresa responsável por fomentar o Delphi no Brasil, as últimas versões da ferramenta ganharam novos recursos que recolocam os especialistas em Delphi entre os mais desejados do mercado.

Entre as novas características está, por exemplo, a possibilidade de compilar aplicações construídas em Delphi para rodar no formato app. No momento, só é possível compilar um código Delphi para iOS, mas, assegura a Embarcadero, em breve será possível também fazê-lo para iOS.

Nesse sentido, saber Delphi pode impulsionar a carreira de programadores de olho no ascendente mercado de aplicações móveis.

CRIE APLICAÇÕES PARA DIFERENTES PLATAFORMAS

Segundo o diretor técnico da desenvolvedora Embarcadero, o diferencial na última versão do Delphi é a possibilidade de a ferramenta de desenvolvimento ser a única no mercado que consegue criar aplicações para iOS além do XCode, SDK (plataforma de desenvolvimento) fornecido pela Apple e compatível apenas com equipamentos fabricados pela maçã.

Já para Android, o diferencial será a possibilidade de usar o mesmo código-fonte da aplicação para diferentes sistemas operacionais. O Delphi será responsável por compilar o aplicativo de acordo com a necessidade do desenvolvedor.

A atualização que incluirá Android (e talvez Windows Phone) está prevista para o segundo semestre de 2013. Além do promissor mercado móvel, diz Tertius, empresas com sistemas criados em Delphi e dependentes desta tecnologia, pagam salários de até 6 mil reais para analistas programadores.

Os nichos criados pela tecnologia oferecem ainda um bom filão de mercado para desenvolvedores, argumenta o diretor da Embarcadero. Antônio Júnior, engenheiro de suporte da desenvolvedora Liferay Brasil, lembra que o Delphi ainda é muito usado em projetos de aplicações para web.

“Alguns grupos de desenvolvedores anunciaram a morte do Delphi no passado. Mas vale lembrar que esta ferramenta de desenvolvimento está entre as 15 linguagens mais usadas do mercado mundial. De acordo com o índice TIOBE(2). No Brasil, o Delphi aparece na lista das 10 ferramentas de desenvolvimento mais populares, segundo o site especializado APInfo”, comenta Júnior.

Portanto mãos a massa pois o mercado está fervendo!

(1) Clique aqui para saber qual é a última versão lançada do Delphi
(2) Veja aqui a posição atual do Delphi na TIOBE

Fonte